Thursday, September 16, 2010

O SACRIFÍCIO DA FÉ


Deus não é mágico. Mesmo assim a maioria dos cristãos insiste em pensar, acreditar e até esperar que Ele dê um toque transformador em suas vidas da noite para o dia. Eles, geralmente, esperam que um mínimo de esforço, em relação a Deus, é suficiente para obterem o retorno de acordo com seus anseios. E nessa ilusão se mantêm por algum tempo. Como o resultado não é o esperado, acabam desanimando. Daí a razão de se encontrar pelo mundo, afora, muitos supostos cristãos caídos e decepcionados.
Pouca gente sabe que, para o milagre acontecer, tem de haver uma operação conjunta entre a criatura e o Criador. Nenhum milagre descrito na Bíblia ocorreu apenas da parte de Deus. Não! Todos os milagres bíblicos tiveram mão dupla. Se observarmos cuidadosamente, verificaremos que cada um deles teve a participação do ser humano conjugado com Deus. Noé, por exemplo, para ter sua vida e a de seus familiares salvas do dilúvio, teve de obedecer à voz de Deus e construir a arca. O mesmo se deu com Abraão. Para que Deus pudesse fazer dele uma grande nação, primeiro ele teve de sacrificar-se em obedecer a Palavra de Deus e deixar a sua terra.
A libertação dos filhos de Israel da escravidão egípcia foi realizada em parceria entre Deus e Moisés. Para que o Senhor Jesus curasse o cego, foi necessário o seu clamor. E para ressuscitar Lázaro, os discípulos tiveram de remover a pedra do túmulo. Ora, podemos concluir, sem errar, que o milagre que esperamos em nossa vida depende primeiro da atitude que tomamos em relação a Deus.
Se estamos cansados da vida de sofrimento que vivemos e queremos em troca Uma nova, temos de apelar para Deus. Essa troca é possível somente pela fé. E pela mesma fé temos de estar dispostos a sacrificar nossa vida por inteiro para o Senhor Jesus. Enquanto ela não estiver totalmente rendida no altar divino, a vida nova jamais acontecerá. O que não se pode é conquistar uma nova vida e ao mesmo tempo manter a antiga, pois não é possível se ter duas vidas simultâneas. Daí a imperiosa necessidade do sacrifício pela fé.
É justamente isso proposto por Deus, quando diz: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração…” (Joel 2.12). O milagre do novo nascimento ou da nova vida acontece em duas fases:
Primeiro: A atitude do homem para com Deus – Ninguém nasce de Deus sem primeiro se converter ou se arrepender dos seus maus caminhos. Quando o Senhor diz: Convertei-vos a mim, Ele está sugerindo que nós mudemos nosso comportamento em relação a Ele. A pessoa não mente mais, não rouba mais, não adultera mais, não se prostitui mais, enfim, há uma mudança radical de atitudes, um real giro de 180 graus na direção de sua vida. Isso é conversão.
Segundo: A atitude de Deus para com o homem – Quando o Espírito Santo vê o esforço da pessoa em substituir sua vontade pela de Deus, então Ele vem sobre o fiel e transforma sua vida, concluindo assim a Sua participação no milagre do novo nascimento.
Em todos os demais milagres o processo tem de se repetir. Primeiro a ação da criatura em relação ao Criador; segundo a reação do Criador em relação à criatura. A partir de então temos o milagre. Como se vê, não existe nenhuma mágica, mas, sim, o resultado de um relacionamento prático entre o ser humano e Deus.
Deus abençoe abundantemente.



No comments:

Post a Comment