Tuesday, July 21, 2015

Considerai o vosso passado

Considerai o vosso passado

Quando Deus ordenou a Moisés construir o Tabernáculo no deserto, Ele foi específico quanto aos detalhes de cada utensílio para que tudo ficasse de acordo com a Vontade Divina. Entre as muitas peças importantes do Tabernáculo, Deus mandou construir uma Pia de Bronze cujas dimensões não foram mencionadas nas Sagradas Escrituras. Ela estava situada entre o Altar de Bronze e o Tabernáculo. Não servia para oferecer sacrifícios, senão para o sacerdote lavar as mãos e os pés.
Fez também a bacia de bronze, com o seu suporte de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam para ministrar à porta da tenda da congregação. Êxodo 38.8
Podemos notar que essa Pia de Bronze foi feita dos espelhos das mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. Eram mulheres que haviam se despojado daquilo que antes era um objeto de sua vaidade, revelando assim a importância de estar desprendido de tudo no momento de aproximar-se de Deus.
No momento em que o sacerdote se aproximava para lavar-se na Pia de Bronze, ele contemplava a sua imagem refletida no bronze e na água. Ali, ele meditava em tudo aquilo que havia feito com as suas mãos e os caminhos onde os seus pés haviam percorrido até então. Porque se tal sacerdote entrasse no Santo dos Santos com sua consciência maculada por algum pecado, sem a remissão deles, cairia morto imediatamente diante da Glória de Deus. 
O Bronze na Bíblia simboliza a Justiça de Deus, ou seja, Deus é Bom, Misericordioso e Bondoso, mas Ele também é Justiça e não aceita que aqueles que estão com as suas vidas no Altar estejam andando na corrupção. Por isso, o Senhor adverte na Sua Palavra:
Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.Ageu 1.5
Hoje, a Pia de Bronze é a nossa consciência e também o nosso coração, pois revelam a nossa situação diante do Senhor e o brilho da Justiça de Deus em nossas vidas, assim como o bronze polido reluzia a imagem do sacerdote. 
Afinal, um dia, todos nós estaremos diante dEle e teremos a imagem da nossa consciência refletida diante da Justiça da Sua Glória.
Sempre no Altar.
Oliveira